A tinta mineral AQUOS e as certificações ambientais sustentáveis - AQUOS Lotus - a única tinta mineral Super Premium do Mundo

BLOG

Sustentabilidade

A tinta mineral AQUOS e as certificações ambientais sustentáveis

A tinta mineral pode ser usada em obras que terão certificações ambientais?

As certificações ambientais são mecanismos de regulamentar as construções civis para que se adequem às necessidades atuais pensando em quem constroem, no ambiente e em quem usará o local.

Em meio a questões climáticas tão desafiadoras a grande preocupação mundial com os materiais que são utilizados nas construções veio para ficar e discutir o que tem sido usado. Isto porque, já não é mais tolerável usar um material que apenas constrói, mas prejudica a saúde dos ocupantes e que ainda tem um impacto muito prejudicial ao meio ambiente.

Conforme elucida a arquiteta Maria Carolina Fujihara “São metodologias específicas, voluntárias, criadas por múltiplos órgãos, que visam o desempenho ambiental de edificações.  São concedidas às edificações ou processos construtivos que, durante o processo de projeto, obra ou operação, respeitaram os procedimentos exigidos pelo órgão certificador, atendendo ao nível de excelência estipulado.”

No Brasil importamos muitas empresas que certificam obras que prezam por usar materiais, ter um uso energético menos prejudiciais ao meio ambiente com o objetivo de promover um empreendimento sustentável ao longo de sua vida útil.

 

A tinta mineral pode ser usada em obras que terão certificações ambientais?

 

Sim, a tinta mineral é um produto congruente às necessidades atuais de materiais menos agressivos ao meio ambiente e às pessoas.

A começar pelo ciclo de pintura de um local que utilizou tinta mineral. A durabilidade da pintura com tinta mineral é maior de 3 a 5 vezes maior do que uma pintura com tinta convencional que deriva do petróleo que tem níveis elevados de poluição em sua extração. A longa vida útil da tinta mineral começa no tipo de insumo usado para fabricá-la. Usando a sílica, também conhecida como vidro líquido, promove uma reação durante o processo de aplicação permanente o que evita que um mesmo empreendimento tenha que ser pintado novamente tanto na parte interna quanto na parte externa em menos que 10 anos.

Além da tecnologia presente na tinta mineral o sistema de pintura mineral pigmenta, colori suas bases com pigmentos inorgânicos que são altamente resistentes aos raios UVs responsáveis pela queima e quebra dos pigmentos. O que significa dizer que ao utilizar tinta mineral não será possível ter uma parede desbotada, que muda de cor com o passar dos anos. Essa mudança é mais notável nas cores intensas, das tintas convencionais, que vão perdendo intensidade com a incidência da luz.

 

                                             Imagem: cidades sustentáveis.

 

Nos dias atuais sabemos que prédios começam a repintar fachadas entre 7 e 10 anos depois da última pintura. Isso de fato não deveria acontecer primeiro pela quantidade de material que é utilizada, locais altos e fachadas precisam no mínimo um ciclo entre 15 e 20 anos sem repintura.

As tintas minerais contribuem com as construções que receberão selos de certificações ambientais sustentáveis em diversos quesitos, os mais importantes são: ciclo de vida, saúde e bem-estar interior e exterior, materiais com menor emissão de carbono e a qualidade do ar porque as tintas não têm cheiro. Sem compostos orgânicos voláteis, as tintas minerais, não liberam os gases responsáveis por cheiros fortes. Não ter cheiro melhora o ar dos ambientes internos que são ocupados por pessoas que permanecem entre 8 e 12 horas por dia esses locais.

Não deixe de fora as tintas minerais nos seus próximos projetos. Proteja usando tinta mineral.

 

Entre em contato whatsapp: 11-99402-9734https://im.ge/i/F3qxby

Compre pela nossa loja: https://aquostintamineral.lojavirtualnuvem.com.br/ 

 

Tags:
Copyright © 2025 - Aquos Tintas Prediais - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido: IS Designs.