Quais são os benefícios da Tinta Mineral?
Pouco conhecida nacionalmente, a tinta mineral tem ganhado força entre os materiais de construção que causam menos danos e são menos agressivos ao meio ambiente, às pessoas e na sua aplicação.
A tinta mineral no Brasil também é conhecida com outros nomes os quais são: Tinta respirável, Tinta de silicato, Tinta de Silicato de Potássio, Tinta Ecossílica, Tinta Ecológica, Tinta Silicática, Tinta Mineral Natural, Tinta Mineral Sílica, Tinta Mineral Ecossílica, Tinta Mineral Impermeável, Tinta Minerálica, Tinta Mineral Líquida, Tinta Mineral em pó, Tinta Sem cheiro, Tinta Sílico Mineral, Tinta Sílica Mineral, Tinta Impermeabilizante, Tinta Mineral Residencial, Tintas Minerais a base de Silicato, Tinta Sustentável sem Cheiro, Tinta sustentável, Tinta de Parede Sustentável, Tinta Antibacteriana, Tinta não inflamável, Tinta Antimofo, Tinta Antialérgica, Tinta Anti-umidade, Tinta Antimicrobiana, Tinta Alta resistência, Tinta Lavável, Ecotinta, Tinta antimofo sem cheiro, Tinta Resistente, Material inorgânico, Tinta Inorgânica, Tinta Mineral para parede são muitos nomes. Tantos nomes assim se deve ao fato de em alguns momentos reconhecer e identificar o produto pela sua aplicação, pela sua composição e fórmula, pelas suas propriedades químicas ou pela sua reação física depois de aplicada na parede.
Isso porque que em toda cadeia de consumo atualmente há uma grande reflexão sobre como resolver problemas na construção pensando nas pessoas que têm contato direto com o produto desde a manipulação de insumos até o consumo final. E mais importante como produzir extraindo menos da natureza.
Com a leitura desse artigo você vai compreender:
- Por que a Tinta Mineral se destaca entre os produtos de materiais para construção como um revestimento sustentável e ecológico?
- 5 problemas que a Tinta Mineral resolve
- O jeito certo de usar e aplicar a tinta mineral
- Extra: Como fazer a nova pintura durar o dobro do tempo?
Por que a Tinta Mineral se destaca entre os produtos de materiais para construção como um revestimento sustentável e ecológico?
Porque a tinta mineral é fabricada com a sílica um dos minerais mais abundantes na crosta terrestre. E é a sílica a responsável por fazer a pintura durar mais que as tintas convencionais, pelo menos o dobro do tempo. Este é o segundo ponto que torna a tinta mineral sustentável e ecológica, fazer com que uma nova pintura seja feita em um espaço de tempo maior. Com isso diminuímos o consumo por pessoa e por edificação.
5 Problemas que a Tinta Mineral resolve
1º. Umidade
O Brasil tem clima tropical que abrange uma vasta área do território brasileiro. O clima tropical é um clima alternadamente úmido e seco. A umidade ocorre na primavera e verão, no entanto, com as alterações climáticas e uma grande costa litorânea a umidade está presente em grande parte dos meses em diferentes estados do país.
A tinta mineral mantém as superfícies em que é aplicada porosa, ou seja, preserva a porosidade da parede. O que significa dizer que se utilizássemos uma lente de aumento poderíamos enxergar minúsculos furos, orifícios na parede e porque esses poros não são fechados (impermeabilizados) é o que faz a tinta mineral resolver a umidade. A tinta mineral se integra, agrega ao reboco (superfície), tornar-se parede também. Por esses poros a umidade pode evaporar o que ajuda significativamente a expulsar toda presença de água. Ao eliminar a água conseguimos manter a integridade e característica física do reboco (substrato) e impedir que ao longo do tempo essa água atinja ferragens estruturais das construções. Esse benefício permite que a tinta mineral seja considerada uma tinta, revestimento para umidade e uma tinta de tratamento de umidade nas paredes. As paredes com umidade existente, paredes esfarelando, também podem ter a manutenção, repintura com tinta mineral, é preciso que antes da pintura é seja investigada a causa e fonte da umidade para verificar a melhor solução de eliminação, barreira química ou física que será feita.
2º. A má qualidade do ar - ambientes internos e as tintas
Em ambientes internos é comum ter pouca circulação de ar ou mesmo ter uma circulação artificial de ar criada por equipamentos de ar-condicionado. O uso da tinta como revestimento de parede faz com que a área de aplicação muitas vezes supere a área de mobília e demais objetos decorativos por essa razão a quantidade de tinta, material utilizado para pintar um ambiente interno sempre soma números consideráveis. Embora não possamos ver assim como no ar existem gases com compostos que em alguns casos podem prejudicar nossa saúde. A Tinta Mineral como produto que não contém compostos orgânicos voláteis não emite esses gases tóxicos o que garante uma boa qualidade do ar após a sua aplicação.
Profissionais das áreas de arquitetura sustentável e mais recentemente da arquitetura saudável, designers de interiores, engenheiros, pintores, técnicos de pintura cada vez mais são questionados pela qualidade do material que utilizarão no interior dos imóveis e edificações isso se deve ao fato de termos tomado conhecimento dos impactos dos materiais que compramos sobre nós mesmos. Por esse motivo a procura por material de construção sustentável tem aumentado diariamente. Essa é uma tentativa de corrigir a Síndrome do Edifício Doente que são construções que promovem uma má qualidade do bem-estar dos seus ocupantes. O cheiro forte de alguns revestimentos podem causar enjoos, dor de cabeça, irritação nos olhos, nas vias aéreas e na pele.
Prova disso são as certificações e selos que têm trabalhado para contribuir com a construção de novos edifícios e demais construções domiciliares ou comerciais com uso de materiais de boa qualidade e menor impacto no meio ambiente e para as pessoas.
São muitas as empresas que oferecem essas certificações para as obras e construções. Algo importante de lembrar é que selos como LEED do Green Bulding Council não certifica produto apenas certifica obras. Essa uma outra vantagem da tinta minera de silicato.
3º. Paredes emboloradas, com mofos
Em sua composição a tinta tem o composto silicato de potássio e cargas minerais com essa formulação a tinta não tem a presença do elemento carbono. A ausência de carbono classifica a tinta como tinta inorgânica, em um material inorgânico não há possibilidade de microorganismos terem “alimento”. Com o pH alcalino entre 9 e 11 os microorganismos não encontram um meio propício para sobreviverem. É importante que antes da nova pintura seja feito o tratamento da parede antes de receber a pintura mineral. A maneira mais comum é utilizar, aplicar hipoclorito de sódio (cândida) após a lavagem seguir utilizando sistema mineral de pintura com a Massa Corrida Mineral, Primer Mineral (conhecido também como fundo preparador ou selador) e a Tinta Mineral. O uso da tecnologia mineral ao aplicar o sistema completo de pintura mineral permite uma maior durabilidade da pintura. O acabamento da pintura mineral é mate, fosco e aveludado.
4º. Não deixa as paredes ficarem sujas – tinta autolimpante
É muito comum após algum tempo da conclusão da pintura as paredes, superfícies acumularem sujeiras que se depositam com o uso do ambiente. Nas fachadas isso é mais visível porque em ambientes externos há mais partículas suspensas no ar e maior variedade de sujidades. Em áreas urbanas notamos a fuligem deixar as fachadas “encardidas”, pretas. Com efeito autolimpante, a tinta mineral contribui para que as fachadas fiquem limpas, a tinta não suja com a deposição de partículas porque possui propriedade antiestática e não termoplástica. A água da chuva lava a deposição superficial de sujeiras porque a tinta não “amolece” quando fica exposta ao calor e não tem cargas moleculares que permitem aderência de partículas. A manutenção da pintura pode ser feita com lavagem simples apenas com água, a tinta mineral é lavável e resistente às lavagens.
5º. Cores de tinta desbotadas
A tinta mineral com pigmentos inorgânicos confere uma estabilidade de cor muito maior quando comparadas com tintas acrílicas isso porque sem formar camadas sobre a parede a tinta integra a superfície. Em outras palavras, a superfície é tingida com a tinta mineral. Ao contrário do ocorre em materiais acrílicos em que os pigmentos ficam no filme formado e com o tempo é normal que os raios UVs quebrem as moléculas desses pigmentos. Essa propriedade de fundir-se à parede e demais superfícies garante que não que a tinta não vai descascar ou desplacar da parede. Não formará bolhas ou empolamento nas paredes. A tinta mineral é resistente aos raios UVs. Recomendada para retrofit, reformas, repintura, áreas de intensa maresia como produto de proteção contra maresia, ambiente hospitalar e clínico e restauração de patrimônios históricos. A estabilidade da cor da tinta mineral permite que tinta fique nova sempre, uma vez que, o desbotamento não acontece e não há necessidade de novo serviço de pintura.
Extra: Como fazer a nova pintura durar o dobro do tempo?
São apenas 2 passos para não ter que pintar de novo em pouco tempo.
Passo 1:
A diluição da tinta é algo muito comum na hora da pintura, mas é nesse momento que o aplicador tem a chance de fazer com que a nova pintura dure ainda mais quando estiver usando o sistema de pintura mineral ao diluir a tinta com diluidor mineral para tinta de parede.
Se optar por escolher diluir a tinta com líquido de igual composição o que ocorre é potencializar a fórmula e composição da tinta. Isso acontece porque, tecnicamente, o aplicador não mudou o pH da tinta. O pH é uma medida da acidez em solução aquosa. O que quer dizer que se o pH alcalino da tinta mineral se mantiver alto e sem alteração por adição de outro componente a tinta não terá problemas com microrganismos e alteração do padrão de cor. Essas duas condições estão diretamente ligadas a qualidade da tinta. Parede velha não é quando a tinta solta, mas quando começa desbotar e também a ficar preta ou esverdeada por causa da presença de microrganismos.
Outro ponto relevante é que o tratamento da parede antes da pintura ajudará na rápida absorção e ancoragem da tinta (ancoragem) e que a tinta possa ser incorporada à parede. O tratamento é mesmo de qualquer pintura lixar a parede e aplicar uma demão de Primer Mineral(também conhecido como seladora)
Passo 2:
O lixamento das paredes é um procedimento padrão para repinturas. Na tinta mineral a importância é ainda maior porque para que a tinta faça a ancoragem e integre a superfície é preciso que não haja camada intermediária. Uma pergunta frequente que recebemos é se a tinta pega em parede pintada? E a resposta é sim. Vai ter aderência e a parede ficará pintada, no entanto, o que explicamos é que a vida útil dessa nova pintura será da tinta que está embaixo. Então vale uma etapa a mais para poder ter um serviço que dure mais. Com isso você consegue uma tinta econômica porque vai durar mais e diminuir a necessidade de pintar o mesmo local novamente. E essa conta deixa a tinta barata porque não haverá retrabalho ou pintar de novo em pouco tempo o mesmo lugar.
Agora você já conhece bem a tecnologia mineral e o sistema de pintura mineral já sabe o que é tinta mineral e como os benefícios da tinta mineral se aplicam a pintura da sua obra.
Se você chegou ao fim desse artigo e gostaria de sanar dúvidas técnicas sobre rendimento e amostras fique à vontade para nos chamar no WhatsApp: (11) 99402-9734.
Leia o próximo artigo: Por que a tinta mineral não pega fogo?
Compre pela nossa loja: https://aquostintamineral.lojavirtualnuvem.com.br/